Quando o bebê nasce a rotina da nova mamãe vira de cabeça para baixo. Com essa nova etapa, alguns velhos hábitos não devem ser esquecidos, um deles é a pratica de exercícios. A Kasa da Gestante te ajuda com dicas para você não perder a rotina e ainda ficar mais bem disposta para correr atrás do filhote. ;)
Celebridades e famosas são bombam as mídias com seus corpos lindos e sarados pouco tempo depois de darem a luz. Isso é ótimo para servir de inspiração a todas nós, sem neuras e exageros.
Após 15 dias já se pode voltar a fazer exercícios físicos, se o parto for normal, pois sua recuperação é rápida, mas sempre lembrando que é importante consultar o seu médico antes. Logo após estes 15 dias são recomendados, caminhadas, corridas, musculação leve, alongamento, ioga, pilates e abdominal. O importante é poder combinar atividades aeróbicas com atividades que alonguem e tonifiquem musculatura abdominal, pois quanto mais cedo você começar a trabalhar essa região maior a chance da sua barriguinha voltar para o lugar.
Já no caso da cesariana, onde a recuperação é mais lenta, cerca de um mês depois já recomendada à retomada de atividades físicas que de preferencia não forcem amusculatura abdominal, como por exemplo, alongamentos e caminhadas leves. Dependendo da recuperação, no caso da cesariana, em cerca de 40 a 60 dias é possível voltar a correr, fazer musculação, ioga, ginástica localizada e pilates.
O importante para as duas situações é sempre respeitar os limites do seu corpo e falar com o seu médico sobre a liberação de certos exercícios.
Não se deve fazer esportes aquáticos, como natação e hidroginástica, tanto após o parto normal quanto após a cesariana, antes de terem se passado no mínimo 45 dias, pois após estes 45 dias o colo do útero já estará bem fechado, assim evita-se o risco de infecções.
Após o tempo recomendado para repouso, em ambos os tipos de partos, é recomendado à combinação de alongamentos de tonificação abdominal com atividades aeróbicas, assim as chances de que a barriga volte ao lugar mais cedo são maiores.
Para tornar esse tempo dedicação à saúde mais divertida, tente incluir o seu bebê! Isso estreita ainda mais o vínculo afetivo entre vocês.
Uma seqüência muito legal para as novas mamães poderem fazer em casa, com a liberação do seu obstetra, claro:
• Abdominais: comece com 10 e vá aumentando progressivamente até chegar a entre 50 e 100 repetições.
• Pontes (elevação de quadril): faça de 10 a 30 repetições.
• Alongamento:
- Sentada com as pernas esticadas à sua frente, tente tocar as pontas dos dedos da mão nos pés, bem devagar: 10 repetições.
- Sentada com as pernas afastadas, tente encostar a mão esquerda no pé direito: 10 repetições
- Sentada com as pernas afastadas, tente encostar agora a mão direita no pé esquerdo: 10 repetições.
Nenhum comentário:
Postar um comentário