sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Fazer ou não fazer?

Curso de gestante: está em dúvida entre fazer ou não?

Para ajudar você a decidir, a Kasa da Gestante encontrou uma matéria super legal do site CRESCER, que acompanhou o antes e o depois de um casal e seu primeiro bebê para saber se a aula foi realmente útil.
Confira a seguir...
Paulo Vitale
“O que eu aprendi no curso e aproveitei”
TER A COMPANHIA DO MARIDO NA MATERNIDADE 

O Alexandre ficou o tempo todo com as suas meninas e, por isso, acompanhou os primeiros minutos da filha. “Ele atendia ao telefone e colocava ordem no quarto, quando preciso. E isso me deixou com mais tempo para descansar”, diz Juliana.
CUIDAR DO BICO DOS PEITOS
Antes do curso, Juliana estava passando bucha para fortalecer o bico. Mas, a orientação da enfermeira-obstetra era outra: “Aposentei a bucha e a toalha felpuda e passei a tomar sol no peito”, diz a nova mãe. “Lembro de uma dica sobre colocar uma lâmpada de 40 W próxima ao bico se não pudesse tomar sol, mas não precisei fazer isso.”
O QUE FAZER PARA O LEITE NÃO EMPEDRAR
 “Aprendi algo simples: quando você percebe que está com pouco leite, estimule-o com compressa de água quente. Se estiver transbordando, é hora de fazer massagem com água gelada para não empedrar. Estou seguindo o conselho e está dando certo”, conta Juliana.
COMO ARMAZENAR LEITE 
Quando voltou para a sua casa, em Macapá, Juliana continuou frequentando a faculdade. Por isso, armazena leite para uma mamada nesse período. As orientações do curso resolveram sua vida. Ela usa um recipiente de vidro de 150 ml e coloca a etiqueta com a data da retirada. Quando deixa na geladeira, sabe que o leite é válido por 24 horas. Às vezes usa o freezer, onde ele dura 15 dias. Sempre aquece em banho-maria.
LIMPEZA DO UMBIGO 
Uma das maiores preocupações do casal era com o umbigo da Isabelle. “Ouvi as avós e algumas tias dizendo que não era bom molhar o umbigo. Não sabia como iria fazer para dar banho sem deixar cair água. Na palestra, a obstetra nos disse que não há problema algum em molhá-lo. Basta limpar com álcool 70% três vezes ao dia. Foi isso que fizemos e deu tudo certo”, diz Alexandre.
TROCAR FRALDAS 
Segundo Juliana, a dica sobre deixar tudo que você vai precisar, como pomada antiassadura, tigela com água morna e algodão, por perto, é muito importante. “Você não precisa sair de perto e deixar o bebê sozinho no trocador.”
BEBER MAIS ÁGUA DURANTE AS MAMADAS 
“Realmente tenho muita sede enquanto amamento. Sempre deixo um copo de água ao meu alcance”, afirma Juliana.
FAZER O BEBÊ ARROTAR
 No curso, Juliana escutou que era muito importante que o bebê arrotasse depois de cada mamada. Para ajudar Isabelle, a mãe dá leves tapinhas nas costas até ouvir o barulhinho.



Se você ainda tem dúvidas sobre fazer ou não fazer o curso de gestante, vale analisar todos os benefícios que o curso pode trazer, conhecimento que te trará mais conforto e segurança para enfrentar a gestação que não é somente um mar de rosas.
A Kasa da Gestante traz para você mais uma edição do nosso curso, um curso COMPLETO que vai te dar todo o suporte que você precisa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário