segunda-feira, 24 de março de 2014

Meu filho de 1 ano e meio ainda não fala. O que faço?

A maioria das crianças aprende pelo menos uma palavra antes de completar 12 meses, e é raro que não fale nada com 1 ano e meio. Mas, mesmo sendo atípica, a situação do seu filho não é necessariamente preocupante.

Os meninos costumam desenvolver a linguagem mais tarde do que as meninas, e algumas crianças mais cautelosas e reservadas tendem a esperar até que comecem a entender uma boa parte do que ouvem para depois falar.

Ainda assim, é importante ficar de olho para ter certeza de que ele não apresenta nenhum atraso no desenvolvimento. Procure no seu filho os seguintes sinais de que ele está pronto para falar:

Ele aponta? Se seu filho aponta para o que quer, ou para as ilustrações em um livrinho, isso está relacionado com o início da fala.

Ele entendo o que você diz? A compreensão da linguagem falada é uma habilidade que a criança desenvolve antes da habilidade de falar. Se seu filho parece entender boa parte do que os outros dizem, ele está bem perto de começar a falar.



Ele usa gestos e expressões faciais para se comunicar? Muitas crianças comunicam suas necessidades de forma não-verbal e até desenvolvem uma série de sinais para isso. Até os 2 anos, é mais importante que seu filho esteja tentando se comunicar do que ele tenha um amplo vocabulário.

Ele faz sons que parecem grunhidos ou roncos? A pergunta parece estranha, mas há pesquisas que indicam que esses pequenos grunhidos que as crianças fazem quando apontam para ilustrações ou brincam são um tipo de "comentário". As crianças que ainda não balbuciam, falam e nem fazem qualquer tipo de grunhidos nesta fase têm mais probabilidade de terem problemas de linguagem mais adiante.

Caso seu filho não demonstre nenhum destes sinais que indicam que ele está se preparando para falar, converse com o pediatra ou procure um fonoaudiólogo, para marcar uma avaliação completa. Em geral, quanto mais cedo for detectado um problema de linguagem, mais fácil será tratá-lo. Muitos problemas de fala podem ser tratados com sucesso durante a pré-escola sem que seu filho tenha dificuldades a longo prazo


Judith Hudson
Psicóloga

Nenhum comentário:

Postar um comentário