Bom dia amadinhas!!!
Ficamos sem posts ontem, mas hoje vamos compensar com muitas coisas interessantes ;)
Vocês já ouviram falar sobre o banco de leite???
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano foi criada em 1998, Sua missão é promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil.
No Brasil são 270 Unidades de Bancos de Leite Humano. No Paraná existem apenas 8 unidades de BLH, uma em Ponta Grossa, Londrina, Maringá; Toledo, Foz do Iguaçu e em Cascavel, sendo duas em Curitiba uma delas no Evangélico,
O BLH do HUEC atende clientes internas e externas. São clientes que apresentam dificuldades para amamentar devido a presença mamas fissuradas, ingurgitadas, queimadas e com patologias como mastites e candidíase. Outras intercorrências comuns são: desmame precoce e perda de peso do bebê.Atualmente, eles ainda não conseguem suprir a demanda interna, que seria 100% dos bebês internados na UTI Neo Natal do hospital Evangélico.
Quem pode doar leite humano?
Mulher saudável, que não esteja tomando medicamentos que impeçam a doação, que não fume e nem faça uso de bebidas alcoólicas.
Quando doar leite?
Ao perceber que a sua produção é maior que a necessidade do bebê.
Passos para a coleta do material
1. Após seu bebê sentir-se saciado, ou quando suas mamas estiverem cheias ou a cada 3 horas quando seu filho (a) estiver internado.
2. Colocar gorro ou touca de banho nos cabelos e
máscaras ou pano na boca.
3. Lavar bem as mãos e braços, esfregando-os até o cotovelo. Manter as unhas curtas e limpas, sem acessórios.
4. Higienizar a aréola e o mamilo com o próprio leite.
5. Retire o leite em local limpo e arejado, longe de banheiro, lixo, esgoto e animais.
6. Massagear toda a aréola (usando a mão contrária à mama) iniciando logo acima do mamilo em movimentos circulares no sentido horário até a base da mama; Colocar o polegar acima da linha onde acaba a parte escura da mama (aréola) e o dedo indicador abaixo. Firmar os dedos e empurrar para trás em direção ao corpo. Tentar aproximar a ponta do polegar do outro de dedo até sair o leite.
7. Despreze sempre os primeiros jatos de leite.
8. No momento da coleta evite que o leite entre em contato com as mãos e não deixe que ultrapasse de 20 minutos em temperatura ambiente. Leve-o imediatamente ao congelador.
9. Colocar o leite em frascos apropriados (de vidro e com tampa de plástico, estéril do próprio banco de leite) ou retire o papel da parte interna da tampa, lave o frasco e a tampa com água e sabão, e ferva por 15 minutos, deixar escorrer em pano limpo até secar. Feche o frasco sem tocar na parte interna da tampa e do frasco.
10. Identificar o frasco com nome da doadora, data do início da coleta, data de nascimento e com quantas semanas de gestação nasceu (ex. 38, 39 semanas).
11. Na próxima coleta o leite deverá ser ordenhado em outro frasco ou copo esterilizado e colocado sobre o leite já congelado.
12. Retirar o frasco com leite congelado só no momento de colocar o leite recém-coletado. Encher até 3 dedos abaixo da boca do frasco.
13. Armazenar o frasco de leite coletado em freezer ou congelador por 10 dias. Evitar colocar outros alimentos próximos ao frasco.
14. Ligar para o Banco de Leite Humano do HUEC.
Fone (41) 3240-5117 para providenciarmos o transporte do Leite Humano coletado.
Data de Validade do Leite Humano
• LEITE PARA DOAÇÃO até 10 dias no freezer
• LEITE PARA SEU BEBÊ até 15 dias no freezer até 12 horas na geladeira
• LEITE PASTEURIZADO até 06 meses no freezer
Até quando amamentar?
Nos primeiros 6 meses de vida a amamentação deve ser exclusiva, não é preciso oferecer mais nada, nem água.
Todas as vitaminas, minerais, proteínas e outros nutriente estão presentes no leite materno e garantem o melhor crescimento e desenvolvimento.
Após os 6 meses ofereça outros alimentos conforme orientação de nutricionista e/ou médico e continue amamentando, pois o leite materno continua sendo uma fonte importante de nutrientes.
O Ministério da Saúde recomenda que a amamentação seja mantida até os 2 anos ou mais.
Mães que trabalham, como fazer?
• Quinze dias antes de retornar ao trabalho comece a estocar seu leite em frascos estéreis em pequenos volumes.
• Coloque em cada frasco a data do início da coleta. Esgote o leite após as mamadas e armazene imediatamente em freezer ou congelador
• Descongele em banho-maria deixando uma pedrinha de gelo do tamanho de um grão de feijão, não ferver!
Oferte o leite em copo com furinho para garantir a manutenção do aleitamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário