sexta-feira, 18 de julho de 2014

Tratamentos de cabelo durante a amamentação

Esta é uma das questões que mais gera dúvida entre as gestantes. Saiba o que os médicos dizem sobre os tratamentos nos cabelos — da tintura ao alisamento — durante a amamentação.

A mulher pode pintar o cabelo, alisar e fazer tratamentos enquanto está amamentando?
Na fase da amamentação, a utilização desses produtos é visto com menos alarde. "Mas eles não podem conter amônia, metais pesados, como o chumbo, e hidroquinona", aconselha Fátima Rodrigues Fernandes, pediatra do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo. Como há o risco de intoxicação do bebê, o uso deve ser criterioso. Uma sugestão é optar pela hena, que é natural. A pediatra recomenda ainda que os tratamentos para alisar os fios sejam feitos após o período de amamentação.

Quando se fazem tratamentos para alisar os fios, há o risco de contaminação do leite?
O formol deve passar longe das madeixas da mulher que amamenta, pois não se conhecem ao certo a absorção e os efeitos em uma criança pequena, tampouco sua transmissão pelo leite. Como não há a comprovação científica, o ideal é evitar. "Contraindicamos a escova progressiva e outros métodos sempre pelo cuidado de ainda poder ocorrer reações alérgicas. Se isso ocorrer, a mãe precisará fazer o uso de medicamentos e isso também pode interferir na amamentação", avisa o dermatologista Francisco Le Voci.

O uso de tintas e químicas pode interferir na produção do leite?
Não. A produção e a liberação de leite estão relacionadas com outros fatores, como o estresse, a falta de sono e o uso de algumas medicações específicas

As escovas de queratina e outros métodos de hidratação mais profunda estão liberadas?
Sim. Não há diferença no cuidado com os fios nessa fase.

E quanto às escovas tradicionais e chapinhas?
É um ato mecânico e não interfere em nada. No máximo, a prática muito frequente pode acelerar a queda do cabelo, que já é esperada no período da amamentação.

Enquanto estiver amamentando, a mulher pode usar spray, gel e finalizadores?
"O spray não é indicado. Já com o gel, o ideal é que seja sem álcool ou silicone", aconselha a pediatra Fátima Rodrigues Fernandes. De qualquer maneira, na dúvida, vale conversar com o médico.

Maria Luiza Lara

Nenhum comentário:

Postar um comentário