segunda-feira, 13 de julho de 2015

Cuidados com os dentes do seu filho após o primeiro ano

Dentes fortes à vista

A formação de dentes fortes e resistentes a cáries no futuro depende muito da alimentação do seu filho na infância. Os primeiros dentes do bebê foram, na realidade, formados quando ele ainda estava dentro da sua barriga, portanto, dependiam da sua alimentação. Agora, cabe a você tomar os cuidados necessários para garantir que os próximos dentes nasçam fortes e os que já nasceram se mantenham bem. 

É muito importante assegurar que seu filho continue ingerindo uma boa quantidade de cálcio e de vitamina D (substância que ajuda o organismo a fixar melhor o cálcio usado na formação de ossos e dentes). Se ao desmamar o bebê você perceber que ele está ingerindo menos leite, complemente a alimentação com outros laticínios, como iogurte natural e queijos. 

Preste atenção também na quantidade de flúor que seu filho ingere. Esse mineral é fundamental para fortalecer o esmalte dos dentes e resistir às cáries. Mas, algumas vezes, o excesso de flúor pode levar ao aparecimento de manchas esbranquiçadas nos dentes -- um problema conhecido como fluorose dentária. Lembre-se de que a água da torneira dos grandes centros urbanos costuma ser fluoretada, o que já contribui para a exposição natural das crianças ao flúor. 

Algumas crianças são particularmente propensas a sofrer de cáries, e, nestes casos específicos, os dentistas costumam recomendar o uso de suplementos à base de flúor (geralmente na forma de bochechos), além do creme dental. Assim sendo, não dê flúor para seu filho sem conversar com um dentista antes e realmente avaliar a necessidade ou não do suplemento. 

Em casa, faça um esforço para que as crianças não adquiram hábitos que são verdadeiros inimigos dos dentes saudáveis, como tomar sucos e comer doces entre as refeições. A melhor hora para servir sucos é durante as refeições, em um copinho, pois a criança tende a passar menos tempo com ele na boca. 

Ir para a cama com a mamadeira também não é recomendável, pois o açúcar do leite ficará presente na boca durante a noite toda. 

Mantendo os dentes limpos

Escovar os dentes é um hábito que tem que ser incorporado à rotina de seu filho pelo menos duas vezes por dia, de manhã e à noite, antes de dormir. 

O objetivo é limpar todos os restos de alimento que ficam em cima ou entre os dentes. Use uma escova pequena e macia, com uma quantidade de creme dental mínima, semelhante ao tamanho de meio grão de ervilha. Faça movimentos circulares e evite que seu filho se acostume a esfregar a escova de um lado para outro. Isso não só não limpa os dentes como também pode machucar as gengivas. 

Não se esqueça de escovar a parte de trás dos dentes também. 

Limpar bem os dentes de uma criança é algo mais fácil de falar do que de fazer. A verdade é que se seu filho deixasse você olhar com calma a boca dele, sob boa iluminação, você se surpreenderia com a quantidade de pedacinhos de alimentos que insistem em ficar ali, mesmo depois de uma boa escovação. 

Tente fazê-lo colaborar, abrindo bem a boca e ficando o mais parado possível. Se táticas como copiar você ou deixar que ele escove os próprios dentes por um tempinho não funcionam mais, experimente ter um espelho por perto. Seu filho poderá se animar a olhar o interior da boca e até dar nome aos dentes, enquanto você usa a escova. 

Meu filho gosta de chupar a pasta de dente diretamente do tubo. Isso é ruim?

Sim, já que a ingestão de muito creme dental enquanto os dentes do seu filho estão se formando pode levar a um problema conhecido como fluorose dentária, que provoca manchas brancas no esmalte. Além disso, engolir uma grande quantidade de pasta pode provocar até intoxicação. 

Se você suspeitar que isso tenha ocorrido com seu filho, leve-o ao pronto-socorro imediatamente. 

Para evitar uma situação assim, mantenha o tubo de pasta fora do alcance das crianças. Alguns pais preferem evitar pastas com sabores adocicados, justamente para que os filhos entendam que não se trata de uma comida. 

Quando é que uma criança pode escovar os dentes sozinha?

Quando ela demonstrar interesse deixe ela tentar sozinha, mostrando como se deve fazer: com pequenos movimentos circulares e não esfregando de um lado para outro. De qualquer forma, especialistas recomendam que você supervisione seu filho até pelo menos os 7 anos de idade, quando ele deverá ter a destreza necessária para fazer uma boa limpeza dos dentes. 

Escove seus dentes junto com seu filho, já que esta é uma forma divertida de orientá-lo a escovar corretamente. 

O que fazer em relação aos doces

Evite oferecer doces e balas a seu filho antes que ele descubra que eles existem. Muitas famílias que não têm o hábito de comer doces e cujos filhos não têm amigos mais velhos conseguem evitar esse tipo de alimento até o segundo aniversário. Vale a pena tentar, pois se o resto da dieta do seu filho for balanceada, esse período sem doces vai ajudar os primeiros dentes a nascerem e crescerem mais fortes. 

Mas um dia os doces virão, não tem jeito. As crianças acabam percebendo as lindas embalagens no supermercado, assistindo a comerciais feitos exatamente para elas e reparando nas outras crianças comendo suas balas e chocolates preferidos. 

Porém, não há dúvidas de que os doces não fazem bem para os dentes de seu filho. Dentro da boca, o açúcar refinado se torna um ácido que "ataca" o esmalte dos dentes. Isso quer dizer que, cada vez que a criança come um doce, os dentes ficam vulneráveis à cárie. Quanto mais vezes por dia isso acontece, e quanto mais tempo o açúcar permanece na boca, maiores as chances de desenvolver cáries. 

Mas se você souber lidar de maneira sensata com doces e outras fontes de açúcar, pode ser que o assunto nem vire um grande problema na vida de vocês. 

Passar o dia com um copinho ou uma mamadeira de suco pode ser tão prejudicial para os dentes como um pedaço de bolo de chocolate. Portanto, é muito mais razoável controlar todos os tipos de alimentos açucarados do que proibir certos doces e deixar que seu filho coma outras coisas que também contêm açúcar. 

Alimentos doces que são ingeridos rapidamente são os menos prejudiciais porque o ácido que é produzido deixa a boca antes que comece a ter efeito sobre o esmalte dos dentes. Assim, uma fatia de bolo ou um pedaço de chocolate depois do almoço são menos arriscados do que um pirulito que pode passar a tarde inteira na boca da criança. 

Balas e outras guloseimas que grudam nos dentes são as piores, pois às vezes resistem até a uma boa escovação. Infelizmente, alguns alimentos mais saudáveis, como passas e outras frutas secas, também costumam permanecer entre os dentes por mais tempo. 

Tente oferecer como alternativa, na hora do lanchinho, pedaços ou fatias de queijo, frutas frescas ou palitinhos de legumes, como cenoura, aipo ou erva-doce. 



E quando finalmente seu filho chegar à fase em que não abre mão das balas, escolha bem o tipo que vai oferecer e controle a maneira como a criança come. As menos ruins são aquelas que desmancham rapidamente na boca ou os chocolates. 

Tente fazer com que seu filho coma tudo em um rápido intervalo, em vez de passar horas com os doces. Uma boa maneira de "neutralizar" o açúcar é dar um pedaço de queijo ou um pouco de leite assim que possível. 

Visitas ao dentista

Hoje em dia, os melhores profissionais dão muita atenção à saúde preventiva e não simplesmente ao tratamento de problemas que já aconteceram. Por isso, não espere até que apareça a primeira dor de dente da criança para levar uma criança ao dentista. 

Tente ir com seu filho ainda bebê, quando você tiver uma consulta, assim ele já vai se habituando ao ambiente do consultório, ou leve-o assim que os primeiros dentinhos aparecerem. 

Muitos dentistas se dedicam a atender crianças e sabem fazer da consulta algo divertido e leve. Não caia na tentação de pensar que os dentes-de-leite não merecem cuidados porque vão acabar caindo. A maioria tem quase uma década de trabalho pela frente, e a saúde deles é fundamental para que os dentes permanentes também sejam saudáveis e tenham espaço suficiente para nascer.

[brasil.babycenter]

Nenhum comentário:

Postar um comentário