quinta-feira, 16 de julho de 2015

Grávida louca de fome? O que comer e o que evitar

Um dos luxos da vida moderna é poder comprar comida pronta e gostosa. O único problema é que muitas vezes essas comidas estão cheias de conservantes e ingredientes que é melhor evitar durante a gravidez. Mas existem opções que são mais saudáveis, para aquelas ocasiões em que você precisa matar na hora aquela fome repentina e radical, que vem do nada.

Fast food saudável

1. Salada de fruta e porções individuais de fruta prontas para o consumo, vendidas em supermercados. Prefira saladas de frutas sem açúcar.

2. Água de coco. Carregue uma embalagem na bolsa. Por ser diurética, a água de coco aumenta o fluxo de urina, auxiliando na prevenção de infecções do trato urinário, bastante comuns durante a gravidez, e reduz a incidência de pedras nos rins. Só não exagere, porque água de coco também contém açúcar.

3. Uva passa. Um punhado de 30 gramas fornece 2 gramas de fibra, 4 por cento da quantidade diária recomendada de ferro e até 1 grama de proteína.

4. Iogurte natural. Esse alimento clássico e conveniente pode fornecer até 25 por cento da sua necessidade diária de cálcio, além de proteína, fibra e várias outras vitaminas e sais minerais. Vale tomar com colher ou de beber. Você também pode misturar com frutas ou mel, para variar o gosto.

5. Misturinha de cereal, amêndoas e frutas secas. Misture algum tipo de cereal com amêndoas ou castanhas de caju e passas ou a fruta seca de que mais gostar, e mantenha um saquinho no carro, por exemplo, ou na bolsa, para um lanchinho crocante e nutritivo que pode ser feito em qualquer lugar.

6. Palitinhos de cenoura. A cenoura contém bastante vitamina A e fibras. Você pode preparar seus palitinhos de cenoura em casa e carregá-los durante o dia, ou então comprar saquinhos de cenouras baby no supermercado.

7. Queijo. Tenha sempre na geladeira mussarela em nozinhos ou palitinhos, bolinhas de mussarela de búfala ou potinhos de queijo cottage, o que preferir. O queijo é rico em cálcio e possui alguma proteína. E, desde que você não vá passar o dia inteiro fora num clima muito quente, dá para carregar um pouco na bolsa para o lanchinho da manhã, por exemplo. Só tome cuidado com queijos tipo frescal e queijo coalho, que podem ser feitos com leite não-pasteurizado. Queijos com fungos, como gorgonzola, brie e roquefort, também não são aconselháveis.

8. Sucos naturais. Em qualquer esquina você consegue encontrar um suco de laranja fresquinho, feito na hora. Varie os sabores pedindo para acrescentar acerola, mamão ou cenoura, ou o que você gostar mais. Sucos feitos com a própria fruta são mais nutritivos que os feitos com polpa congelada, portanto não deixe de perguntar como eles são feitos e prefira os frescos.

Comidas pouco nutritivas

1. Macarrão instantâneo tipo lámen. Esse tipo de macarrão é prático, mas tem muito sal e muita gordura, e praticamente mais nada.

2. Refrigerante. Rico nas chamadas "calorias vazias". Prefira tomar sucos, água com gás com limão ou até um copo de leite.

3. Sopas de saquinho. Apesar de serem rápidas de preparar, elas possuem quantidades astronômicas de sal. Experimente um dia fazer um caldo de frango cozinhando a carcaça de um frango assado, por exemplo, com pedaços de cenoura, cebola e salsão. Congele em pequenas porções e depois é só esquentar, misturar arroz, macarrãozinho ou legumes para uma sopa mais nutritiva e quase tão prática quanto a instantânea.

4. Comidas congeladas industrializadas. Elas costumam ter muitos conservantes, gordura e sal. Procure rotisserias com produtos mais caseiros congelados, ou então leia com atenção a embalagem em busca das opções com menos sal e gordura.

5. Alface americana. Não é que ela faça mal, mas, já que é para comer salada, escolha folhas mais verdes. Até outros tipos de alface, como a romana, têm muito mais fibra, vitaminas, ácido fólico, cálcio e potássio. A alface americana é feita praticamente só de água.

As recomendações deste artigo são de Heidi Reichenberger, representante da American Dietetic Association, e de Elizabeth Somer, nutricionista e autora dos livros Nutrition for a healthy pregnancy: The complete guide to eating before, during and after your pregnancy, e de 10 armadilhas que detonam a dieta de uma mulher (editora Gente).

[brasil.babycenter]

Nenhum comentário:

Postar um comentário