Aprenda diferentes maneiras para o aleitamento. Assim, a mulher previne fissuras nos mamilos e garante que todo o leite produzido na mama seja liberado para seu filho.
Getty Images
Os manuais de amamentação sugerem alternar a posição da criança durante o aleitamento. Desse modo, a mulher previne as fissuras nos mamilos e garante que todo o leite produzido na mama seja liberado para o bebê. Conheça quatro maneiras de amamentar:
Clássica
A mãe fica sentada e apoia a cabeça do bebê sobre a dobra do cotovelo. É dessa maneira que a maioria das mulheres prefere amamentar. Uma dica é colocar um travesseiro ou uma almofada sob o corpo da criança, mantendo-a ainda apoiada no braço. Desse modo, mãe e filho ficam mais confortáveis.
Na cama
Mãe e bebê deitam frente a frente. Com a cabeça apoiada no travesseiro, ela oferece o peito do lado que está deitada. O bebê pode ficar com a cabeça apoiada no antebraço da mãe, todo envolvido por ela, ou deitado na cama ou com as costas apoiadas por ela, na hora da pega. Nessa posição, a mulher precisa estar acompanhada para não correr o risco de dormir. "Isso porque ela pode se virar ou o bebê fazer algum movimento perigoso", explica Lívia Teixeira.
Invertida
Essa posição é bastante indicada em caso de cesarianas, quando os seios estão fissurados ou o bebê não consegue abocanhar toda a aréola. O corpo dele é encaixado sob o braço da mãe, que permanece sentada. "A criança pode fazer uma boa pega porque fica de frente para o peito", explica a consultora em amamentação Lívia Teixeira, do Consultório de Aleitamento Materno, em Salvador. Assim, é possível drenar melhor o leite que fica no quadrante da mama localizado próximo às axilas.
Cavalinho
Nesta posição o bebê fica na vertical e sentado em uma das pernas da mãe. Com um dos braços, a mulher apoia a cabeça do bebê e, com o outro, posiciona a mama para ele.
Cyntia Nogueira
Nenhum comentário:
Postar um comentário